TCU vê ‘precipitação’ do BC na liquidação do Banco Master e dá 72h para explicações

TCU vê ‘precipitação’ do BC na liquidação do Banco Master e dá 72h para explicações

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jessus, abriu uma frente de conflito institucional ao questionar a liquidação do Banco Master, decretada pelo Banco Central em novembro. Em despacho publicado nesta quinta-feira (18), o magistrado determinou que a autarquia apresente, em até 72 horas, justificativas para o que classificou como uma “medida extrema”.

Além da exigência de explicações, o ministro levantou a possibilidade de travar ações futuras relacionadas aos ativos da instituição financeira, controlada pelo empresário Daniel Vorcaro. A decisão amplia a tensão entre os órgãos e coloca em evidência os impactos da liquidação sobre o sistema financeiro e os investidores envolvidos.

O episódio evidencia a complexidade das relações entre órgãos de controle e autoridades monetárias, além de reforçar o debate sobre transparência, regulação e estabilidade do setor bancário. A resposta do Banco Central será decisiva para definir os próximos passos e o desdobramento do caso.

Redação Radar Baiano

Sair da versão mobile